2021 continuamos com excelentes conteúdos no liketour. Além, do já conhecido liketour cast, teremos novos conteúdos, com mais dicas e histórias de viagens para você. Uma delas é a série de entrevistas no formato escrito, batizada de Round Trips*, onde conversamos com pessoas criadoras de sites, empresário e escritores de livros sobre turismo.
Daniella Garcia, natural de Cuiabá-MT e belga da cidade de Antuérpia. Mora na Bélgica há 18 anos, onde foi recebida de braços abertos desde que chegou, curtindo cada descoberta em todas as estações e situações.
A Bem Belga é uma DMC local especializada na criação de programas completos de turismo na Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. Focada na organização de programas completos para grupos nos países do Benelux, conduzindo grupo de forma agradável, informativa e eficiente. Além disso, é especializada na organização de grupos cervejeiros e eventos festivos como o famoso Tomorrowland.
A equipe escuta atentamente os seus desejos e prepara propostas sob medida. Mais importante ainda, a Bem Belga, reconhece que a organização do passeio deve ser perfeita e em estreita cooperação com você.
O atendimento é realizado sempre em português, pois entendem que nós brasileiros gostam de ser atendidos com aquele carinho e calor humano que só ela sabe oferecer.
Acima de tudo, escolhendo um guia cultural, conferencista, credenciado e sobretudo brasileiro que more na cidade do destino, garante que você tenha total suporte durante toda a viagem. Sempre com alguém fluente na língua local deixando assim você mais tranquilo para aproveitar sua viagem ao máximo e tornar a sua visita uma experiência única.
LT: Como foi a sua migração do Brasil para Bélgica? Antes de morar na Bélgica qual era sua relação com o país?
Daniella: Migrei para a Bélgica após conhecer meu marido e trabalhar para a mesma empresa belga no Brasil. A primeira vez que estive na Bélgica foi em Maio de 2000, seguimos trabalhando para a filial no Brasil. Em Julho de 2003 cheguei na cidade de Antuérpia – Bélgica e aqui estou ate hoje.
Antuérpia é um dos lugares mais populares para se viver na Bélgica, graças à sua beleza, cultura e diversidade. Antuérpia é a segunda cidade mais populosa da Bélgica e também uma das mais culturalmente diversas. É a segunda maior cidade da Bélgica e a maior da região de Flandres.
É conhecida como centro mundial de lapidação de diamantes e por seu porto, um dos maiores do mundo, localizado nas margens do rio Escalda. Antuérpia é uma cidade muito agradável para se viver, pois, sempre há algo a fazer. O centro histórico de Antuérpia é muito aconchegante. É movimentada com bares, restaurantes, lojas, museus e boutiques. Antuérpia é uma cidade tamanho “mini” com um caráter muito internacional. Parte disso se deve ao fato de as pessoas que moram em Antuérpia serem frequentemente multilíngues, ou pelo menos bilíngues, e multiculturais.
Antuérpia é sinônimo de Nobreza. Conhecida por ser uma dos lugares mais cosmopolita do planeta (174 nacionalidades diferentes vivem por lá), tem um dos maiores portos e uma das estações mais bonita do mundo!
LT: A Bélgica é um país pequeno, mas, divido em termos culturais e linguísticos nos conte como foi sua a adaptação ao país e a uma cultura e como é conviver com essa diversidade.
Daniella: Diria que a língua no início, a culinária e os horários de funcionamento do comercio que fecha as 18:00 não havendo estabelecimentos que funcione 24 horas como temos Brasil afora. A convivência e tranquila pois A pontualidade, o respeito e a discrição da população agregam muito valor, sem contar a segurança do país.
LT: Como surgiu a ideia de criar a empresa Bem Belga e quais serviços vocês oferecem a quem quer visitar o país?
Daniella: Movida pela paixão em receber, organizar viagens de amigos, familiares e estar conectada com o local. Daí surgiu a ideia de montar o receptivo com atendimento personalizado.
Focamos na organização de programas completos para grupos nos países do Benelux (Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos) conduzindo seu grupo de forma agradável, informativa e eficiente. Além disso, nos especializamos na organização de grupos cervejeiros e eventos festivos como o famoso Tomorrowland.
A nossa equipe escuta atentamente os seus desejos e prepara propostas sob medida. Mais importante ainda, na Bem Belga, reconhecemos que a organização do passeio deve ser perfeita e em estreita cooperação com você.
LT: A História recente da Bélgica é muito marcada pelas Guerras Mundiais, nas cidades tem muitas referências principalmente a I GM, como esses conflitos hoje em dia fomentam o turismo?
Daniella: O turista brasileiro revive na Bélgica tudo aquilo que foi vivido durante as guerras, uma experiência inesquecível. Dentre os pontos de destaques, as cidades abaixo contam as mais belas histórias e contos caminhados ruas afora. Entre elas: Bruxelas, Bruges, Gante, Antuérpia, Lovaina, Namur, Liege, Dinant
Clique e confira algumas das cidades que não podem faltar no seu roteiro:
https://www.bembelga.com/transfers
LT: No geral quando pensamos em viajar para e Europa a Bélgica não está muito no roteiro, como é o perfil do turista brasileiro que visita o país?
Daniella: A Bélgica tem se destacado cada vez mais fazendo parte dos roteiros dos brasileiros por estar numa localização muito central e privilegiada. Estando na rota entre Franca, Alemanha, Países Baixos e Luxemburgo. Podendo facilmente viajar entre esses países. Contando ainda com uma das maiores linhas ferroviária do mundo e a disponibilidade de trem bala podendo se deslocar entre eles como por exemplo: O trem da Thalys que levará você a Paris dentro de algumas horas, o EuroStar que o levará a Londres e Amsterdão rapidamente. Também contamos com diversos aeroportos dentro da Bélgica onde você pode voar facilmente para diferentes destinos na Europa.
LT: Na Europa, tanto o inverno quanto o verão são muito rigorosos. Existe um período melhor que você recomenda viajar para a Bélgica?
Daniella: A região do Benelux recebe turistas o ano todo, do verão ao inverno. Sabemos que a temperatura que mais agrada aos brasileiros é entre meados de Março a Outubro.
Algumas das atrações mais procuradas fora os passeios locais são: Parque das tulipas KEUKENHOF, Festival TOMORROWLAND, FÓRMULA 1 SPA, ROTA CERVEJEIRA e MARATONA de Antuérpia e de Amsterdam.
LT: Quais as cidades da Bélgica você recomenda visitar e quais os principais pontos turísticos que não podemos deixar de conhecer?
Daniella: Depende da quantidade de dias em que o turista disponibilizará para a Bélgica. Nosso atendimento personalizado consegue otimizar o tempo e oferece opções em que o turista consegue visitar de 2 a 3 cidades num mesmo dia. Entre as dezenas de possibilidades e gostos, as cidades de Bruxelas, Gante, Bruges, Antuérpia e Dinant agregam muito conhecimento histórico, cultural e gastronômico.
LT: Para o turista que sai do Brasil, como ele chega a Bélgica e quanto tempo você recomenda permanecer no país?
Daniella: Sugiro de 3 a 4 dias e se o turista curtir cervejas belgas, acrescente mais 2 dias (no mínimo, dependendo da sede!).
LT: Se a Alemanha é o país da cerveja, a Bélgica é o paraíso da cerveja. Quais cervejas belgas você recomenda experimentar e qual bar ou restaurante você indica aos turistas?
Daniella: Cabe ressaltar que a Escola Cervejeira Belga é singular. De todos os países de tradições cervejeiras, a Bélgica ocupa lugar de destaque por produzir estilos de cervejas que não são reproduzidos em nenhum outro lugar do mundo, a exemplo das cervejas Lambics. O verdadeiro berço cervejeiro mundial, repleto de estilos incríveis, reconhecida desde 2016 pela UNESCO, como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Abaixo algumas sugestões:
Cervejarias:
3 Fonteinen
Het Anker (Gouden Carolus)
Brouwerij Verhaeghe in Vichte (Rodenbach)
St. Bernardus
Bourgogne des Flandres
Halve Maan
Canitllon
Lindemans
Bares/pubs/Happy hour:
Delirium Café
Kulminator – Antuerpia
À La Mort Subite – Bruxelas
Brussels Beer Project – Bruxelas
Café in de vrede – Vleteren
Le trappiste – Bruges
2be Beer Wall – Bruges
Para endereços onde encontras as melhores batatas-fritas, waffles e cervejas belgas,
LT: Morando na Bélgica há tantos anos qual lugar vocês mais gostam de ir, não como guia, mas como habitante do país? Um lugar que para você representa bem o que é a Bélgica.
Daniella:
Bruxelas:
Jantar Lemarmiton
My Tannour
Belga Queen
La Quincaillerie
Tomate Rouge
Gante:
Door 73
Keizerhof
’T Oud Clooster
Du Progress
Bruges:
Tampouce
L’Estaminet
In The Mood
La Muse De Marcel
Antuerpia :
De Arme Duivel
Horta Grand Café & Art Nouveau Zaal
Elfde Gebod
Locais para um bom café da manhã ou brunch:
Pain Pidou, Tinsel, Pilar, Butchers Coffee, Mirlo’s, barnini, Barchel, Charlie’s, Bardin, Kloonies, Kafeenini, Moss, Munch, Cafematic, Divers, Roest.
Outros:
Le Prisitne e The Jane.
Se for uma culinária específica:
Vietnamesa: Bun
Thailandes: Tamo
Indiana: Mission Masala
Italiana: Arrikiiati
Greca: Mandraki
Libanesa: Sumac
Espanhola: La boqueria
Israelenese: Rosetta
Japonesa: Izumi
https://www.instagram.com/bembelga/
https://www.bembelga.com/